
No âmbito da comunicação, a teoria dos Estudos Culturais aborda a diversidade dentro de cada grupo e suas diferentes culturas, destacando por igual uma elaboração de significados culturais e sua dispersão nas sociedades contemporâneas. Justamente o que se dispõe a ser também a diversidade cultural que aborda a cultura e sua essência.
Vivemos em um país que tem uma das maiores diversidades culturais do mundo. O Brasil tem uma cultura de tirar o fôlego e que nos enche de orgulho. Um dos fatores para termos essa diversidade tão grande é o processo de imigração, pois no séculos XIX e XX vários grupos de pessoas aportaram em nossas terras, trazendo na mala e no coração heranças culturais de diferentes locais.
Desde o descobrimento do Brasil, no século XVI, e até os dias de hoje, o Brasil tem recebido pessoas de vários nacionalidades, de várias crenças e culturas diferentes. São essas pessoas que contribuíram e contribuem com a nossa diversidade cultural. Esses imigrantes, quando chegaram aqui, foram para várias regiões diferentes do país e com o passar do tempo as suas crenças, danças e ritmos foram se misturando às nossas raízes, criando, assim, uma cultura forte e diversificada.
Podemos afirmar que cada uma das cinco regiões do Brasil tem uma cultura forte, com peculiaridades que encantam a todos. E são essas peculiaridades, essas diferenças culturais que encontramos de uma região para outra, que fazem o nosso Brasil ser tão encantador e multicultural.
Mesmo vivendo em uma época globalizada, onde podemos ter acesso a cultura de qualquer lugar do mundo na palma da mão, ainda assim, temos aqui no Brasil uma cultura que busca se preservar e manter viva, uma cultura que valoriza as suas raízes mas também abre os braços para as novidades que surgem diariamente.