
Pão de queijo, poluição, Cristo Redentor e, e, e, enfim. É só isso que existe no sudeste? Não! Claro que não. O sudeste é composto por quatro estados (São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo) mas, que mesmo assim, detém uma das mais diversificadas culturas do Brasil. Cada estado tem características bem diferenciadas, apesar de todos terem recebido uma forte influencia da cultura portuguesa.
Mesmo tendo a cultura portuguesa fortemente presente, a cultura do sudeste também foi influenciado por povos como os italianos, japoneses, indígenas e africanos (estes últimos estão mais presentes na nossa música e na culinária) e a partir destas influências que a culturea do sudeste foi formada.
São Paulo, estado da poluição, digo, da população, é o estado mais mais populoso do Brasil, e o segundo lugar no mundo onde mais se come pizza. Este estado apresenta várias manifestações culturais, como o batuque (dança africana muito popular no interior paulista), a “cultura caipira” que se manifesta por exemplo em festas como o São João e é muito presente no interior paulista, mineiro e capixaba. O virada à paulista, carne de panela e o cuscuz paulista são alguns exemplos da vasta culinária deste estado, São Paulo e Minas Gerais são também berços de uma crescente onda de bandas Heavy Metal no Brasil.
Minas Gerais, que detêm o maior número de municípios do Brasil, é bem expressivo na culinária, como o famoso pão de queijo, feijão tropeiro, bolo de fubá, Queijo de Minas entre outras. Em Minas existe cidades muito importantes para a cultura do Brasil, como Ouro Preto, Tiradentes e Diamantina. Os movimentos musicais e as danças importantes são: Mineiro - pau, caiapó, reisado, etc…
O Rio de Janeiro não é só Cristo Redentor, é muito mais que isso. O Rio de Janeiro foi responsável por difundir uma das comidas mais famosas no Brasil, a feijoada, além dela, também temos o aipim frito, bolinho de bacalhau, picadinho entre outros. Em aspectos musicais, o Rio, foi responsável pela criação de ritmos e festas famosas, como o samba de gafieira, o funk do Brasil e os desfiles de carnaval (mundialmente conhecido); Dança de velhos e festas de Iemanjá são algumas outras manifestações culturais fortemente presentes no litoral fluminense, ainda temos a bossa nova, pagode e a capoeira que também tem seu espaço. O Rio também é famoso por ter criado uma modalidade muito famosa de vôlei, o futevôlei.
O Acre do sudeste, digo, o Espírito Santo, tem como exemplos culturais a muqueca capixaba, Bate flechas (dança religiosa típica), Ticumbi (É uma variação exclusiva da dança Cangada) entre muitas outras expressões culturais que encontramos no Espirito Santo.